A Delegacia


1ª Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência (DPPD)


Criada pelo Decreto Estadual 60.028/14, a 1ª Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência (DPPD) é uma parceria entre a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Secretaria de Segurança Pública. Tem como objetivos prevenir e investigar crimes contra a pessoa com deficiência, além de receber, concentrar e difundir dados sobre violência contra este público e criar procedimentos de orientação para o atendimento de pessoas com deficiência em outras delegacias do estado.


Além da equipe policial, a DPPD conta com os serviços de um Centro de Apoio Técnico, com equipe multidisciplinar formada por outros profissionais, como psicólogos, assistentes sociais, intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais), sociólogo e técnico em tecnologia assistiva. Esta equipe é gerida por meio de Termo de Colaboração com a OSC APAE de São Paulo.


A DPPD não é responsável por todos os atendimentos envolvendo pessoas com deficiência no estado de São Paulo, mas pode dar apoio a outras delegacias, visando garantir o pleno exercício dos direitos por parte das pessoas com deficiência.


Atribuições

  • Atendimento a vítimas com deficiência, por se tratar de um espaço acessível, com tecnologias assistivas e tradutor intérprete de LIBRAS.

  • Orientação, apoio e capacitação de outras delegacias no atendimento a pessoas com deficiência.

  • Apuração de denúncias riminais e ocorrências de discriminação cujas vítimas sejam pessoas com deficiência, na área da 1ª Seccional.

  • Atendimento psicossocial, acompanhamento familiar, encaminhamento para rede de proteção social pelo Centro de Apoio.


Endereço: Rua Brigadeiro Tobias, 527 – São Paulo/SP (próximo ao metrô Luz)
Tel.: (011) 3311.3380 / 3383
Atendimento: segunda à sexta-feira
Horário: 9h às 18h