A Delegacia


1ª Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência (DPPD)


Criada pelo Decreto Estadual 60.028/14, a 1ª Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência (DPPD) é uma parceria entre a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Secretaria de Segurança Pública. Tem como objetivos prevenir e investigar crimes contra a pessoa com deficiência, além de receber, concentrar e difundir dados sobre violência contra este público e criar procedimentos de orientação para o atendimento de pessoas com deficiência em outras delegacias do estado.


Além da equipe policial, a DPPD conta com os serviços de um Centro de Serviços de Apoio, com equipe multidisciplinar formada por outros profissionais, como psicólogos, assistentes sociais, intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais), sociólogo e técnico em tecnologia assistiva. Esta equipe é gerida por meio de contrato de gestão pela OS Casa de Isabel.


A DPPD não é responsável por todos os atendimentos envolvendo pessoas com deficiência no estado de São Paulo, mas pode dar apoio a outras delegacias, visando garantir o pleno exercício dos direitos por parte das pessoas com deficiência.


Atribuições

  • Atendimento a vítimas com deficiência, por se tratar de um espaço acessível, com tecnologias assistivas e tradutor intérprete de LIBRAS.

  • Orientação, apoio e capacitação de outras delegacias no atendimento a pessoas com deficiência.

  • Apuração de denúncias riminais e ocorrências de discriminação cujas vítimas sejam pessoas com deficiência, na área da 1ª Seccional.

  • Atendimento psicossocial, acompanhamento familiar, encaminhamento para rede de proteção social pelo Centro de Apoio.


Endereço: Rua Brigadeiro Tobias, 527 – São Paulo/SP (próximo ao metrô Luz)
Tel.: (011) 3311.3380 / 3383
Atendimento: segunda à sexta-feira
Horário: 9h às 18h