Centro de Apoio Técnico - 1ª Delegacia da Pessoa com Deficiência


A APAE DE SÃO PAULO iniciou em dezembro de 2018, a gestão do Centro de Apoio Técnico na 1ª Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência/SP, por meio de um Termo de Colaboração assinado junto com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência/SP - SEDPcD.
O Projeto denominado "Território de Todas e Todos: Acessibilidade, Emancipação e Prevenção à Violência" foi selecionado pelo Edital de Chamamento Público nº. 002/018.
O Plano de Trabalho e as atividades do Centro de Apoio estão em sintonia com o Decreto 59.316 de 2013 que criou o Programa Estadual de Prevenção e Combate à Violência contra a Pessoa com Deficiência, assim como o Decreto 60.028 de 23 de janeiro de 2014 criou a 1ª Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência, que é única em todo Estado de São Paulo, sendo uma experiência de política pública pioneira no Brasil.

Objetivo

- Realizar atendimento presencial e/ou remoto para a população e outras delegacias do município de São Paulo/SP, nos casos de violência contra pessoas com deficiência, com recursos de tecnologias assistivas e por meio de equipe técnica multidisciplinar;
- Promover cursos, encontros e capacitação para os profissionais da rede de serviços e agentes públicos visando à identificação, notificação e intervenção, de modo a prevenir e reduzir a reincidência nos casos de violência contra a população com deficiência;
- Coletar, consolidar e monitorar os dados e as informações sobre as atividades executadas pelo Centro de Apoio Técnico, no intuito de divulgar e fomentar políticas públicas.

O QUE FAZ

Por meio do Projeto, a APAE DE SÃO PAULO irá gerenciar e executar as atividades do Centro de Apoio Técnico, com vistas a enfrentar e prevenir a violência e violações de direitos contra a pessoa com a deficiência.
O Centro de Apoio oferece orientações na área psicossocial e jurídica, encaminhamentos para rede de proteção e garantia de direitos, bem como acompanhamento de casos em andamento ou que a pessoa com deficiência seja parte.
Todos os atendidos passam por um atendimento inicial, no qual agem conjuntamente um profissional do Centro de Apoio e um da Equipe Policial, para a correta identificação de sua demanda.
Durante o ano o Centro de Apoio Técnico realizará campanhas de divulgação deste equipamento e também promoverá ações na área de formação, destinadas a servidores públicos e profissionais das redes de proteção social.

Equipe Multidisciplinar

A APAE DE SÃO PAULO atua com uma gestão em total colaboração com a Equipe Policial da 1ª Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência em consonância com os valores da Organização Social: ética e transparência nas relações, respeito à diversidade humana, qualidade e inovação, comprometimento com a causa, atitude colaborativa e valorização das pessoas.
No que se refere à coleta de dados, trabalha em a parceria com o Laboratório de Análise e Prevenção da violência (LAPREV) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) na análise dos dados.
Desde que foi criada em 2014, a Delegacia tem maior demanda por parte de pessoas com deficiência auditiva. Por esse motivo a APAE DE SÃO PAULO garantiu a presença de dois Intérpretes de Libras na equipe do Centro de Apoio.
A Equipe Multidisciplinar do Centro de Apoio Técnico é composta por: Supervisor, Cientista Social, Interpretes de Libras, Assistentes Sociais e Psicólogas.

PÚBLICO ATENDIDO

Pessoas com deficiência (física, auditiva, visual, surdocegueira, intelectual, deficiências múltiplas e transtornos), que tenham sido vítimas de algum crime, violação de direitos ou sintam-se ameaçados podem acessar diretamente o serviço, sem necessidade de agendamento prévio
- Promover cursos, encontros e capacitação para os profissionais da rede de serviços e agentes públicos visando à identificação, notificação e intervenção, de modo a prevenir e reduzir a reincidência nos casos de violência contra a população com deficiência;


1ª Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência/SP Rua Brigadeiro Tobias, 527 – Térreo - (Próximo da Estação Luz do Metrô e CPTM),
O horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Tel: (11) 3311-3380 ou 3311-3383
E-mails: violenciaedeficiencia@sedpcd.sp.gov.br

Denúncias também podem ser feita pelo telefone 181 (ligação gratuita) ou pelo Disque 100 (para violação de direitos humanos).


http://www.apaesp.org.br/pt-br/defesa-de-direitos/centro-apoio-tecnico/Paginas/default.aspx Desde que foi criada em 2014, a Delegacia tem maior demanda por parte de pessoas com deficiência auditiva. Por esse motivo a APAE DE SÃO PAULO garantiu a presença de dois Intérpretes de Libras na equipe do Centro de Apoio.
A Equipe Multidisciplinar do Centro de Apoio Técnico é composta por: Supervisor, Cientista Social, Interpretes de Libras, Assistentes Sociais e Psicólogas.

FACEBOOK


Você sabia que existe um Centro de Apoio Técnico na 1ª Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência/SP? Sim, é uma colaboração da APAE DE SÃO PAULO com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo para realizar atendimento presencial ou remoto para a população e outras delegacias do município, nos casos de violência contra pessoas com deficiência. Saiba mais: http://bit.ly/centro-apoio-tecnico



https://www.facebook.com/pg/apaedesaopaulo/photos/?ref=page_internal